Conselhos práticos

Certifique-se que a casa ou o apartamento onde habita, bem como as estruturas em que se possam inserir, respeitam a regulamentação em vigor: Decreto-Lei n.º 64/90, de 21 de Fevereiro, que aprova o Regulamento de Segurança Contra Incêndios em Edifícios de Habitação.

Para prevenir avultados prejuízos em caso de acidente, subscreva e mantenha actualizado um seguro de habitação, que cubra situações de incêndio, queda de raio e explosão e que assegure tanto o seu domicílio como o respectivo recheio.

A higiene e a boa organização são factores fulcrais para uma eficaz acção em caso de incêndio. Disponha as mobílias e os electrodomésticos, por forma a permitir a existência de espaços amplos em todas as divisões para que haja uma perfeita circulação através das mesmas.

Não utilize, na sua residência, produtos inflamáveis, tóxicos e/ou explosivos, como por exemplo, gasolina, petróleo, diluente, etc.. De igual modo, não os armazene em casa. Para ambas as situações, caso não seja possível evitá-las, mantenha-os em recipientes inquebráveis e não degradáveis, afastados de qualquer fonte de calor e de ignição e coloque-os sempre em locais inacessíveis a indivíduos que, mesmo inadvertidamente, os possam utilizar com insegurança. Não permita que estes produtos sejam armazenados em grande quantidade e por um longo período de tempo.

Todo o tipo de substâncias inflamáveis, desde papéis e plásticos, até gasolina e benzina, não devem ser acumulados em armários, caves, garagens, escadas ou arrecadações, pois caso se incendeiem, serão catalisadores para uma propagação extremamente rápida das chamas.

Periodicamente, inspeccione a instalação eléctrica da sua casa. Em caso algum tente reparar fusíveis auxiliando-se de fios metálicos, substitua-os, imperativamente, por outros com as mesmas características. Na necessidade de substituição de qualquer outro componente eléctrico, recorra, inevitavelmente, a um técnico especializado.

Não altere os circuitos eléctricos originais, nem lhes provoque sobrecargas. Certifique-se que utiliza sempre condutores adequados, respeitando as exigências dos aparelhos.

Da mesma forma que com todos os aparelhos, verifique os estados de conservação e funcionamento de aquecedores eléctricos. Nunca os use como secadores de roupa.

Não dispense a existência de extintores em sua casa. Eficientemente, o nosso pessoal técnico apresentar-lhe-á as soluções ideais para si e para o seu espaço.

De modo algum fume na cama, ou em qualquer outro local que lhe permita estar sentado ou deitado, caso sinta sonolência. Utilize cinzeiros de grandes dimensões e em material não inflamável. Após acabar de fumar um cigarro não o jogue no lixo, mesmo que lhe pareça estar bem apagado.

Certifique-se que as lareiras, salamandras e fornos a lenha, caso os possua, estão devidamente protegidos ao serem utilizados. Do mesmo modo, inspeccione-os e limpe-os regularmente, sobretudo os seus sistemas de exaustão.

Caso se aperceba de odor a gás, desligue o fogão e o esquentador, bem como todos os aparelhos que funcionam com este combustível e estejam ligados. Abra as janelas, abandone a casa e contacte um técnico qualificado (caso tenha fornecimento canalizado de gás, contacte os serviços técnicos da empresa fornecedora).

Quando prepara refeições, não use vestuário largo, nem solto, como, por exemplo, camisas desabotoadas.

Nunca deixe isqueiros, fósforos, ou qualquer outra fonte de ignição ao alcance de crianças e de pessoas mentalmente doentes, Certifique-se que, após o seu uso, os fósforos estão realmente apagados quando os coloca no lixo.

Enquanto cozinha, nunca deixe de prestar atenção ao que tem ao lume. Caso surjam chamas numa frigideira em utilização, de forma alguma verta água sobre a mesma, cubra as chamas recorrendo a uma tampa ou a uma manta abafa-fogo.